terça-feira, 30 de junho de 2015

Opinião: Um Repórter Inconveniente


Anos e anos de ditadura em Portugal deixaram marcas no jornalismo de investigação. Porém, com toda a liberdade, Um Repórter Inconveniente, do jornalista Aurélio Cunha, tem uma visão diferente. Do bom jornalismo. 

O livro da Chiado Editora revela o trabalho da "puta mais cara" do Jornal de Notícias (JN). O repórter explica os passos que dava (desde a denúncia, às questões e às consequências do seu trabalho). Desnuda TUDO. Inclusive como lidava com as fontes de informação, sem se deixar instrumentalizar.

"Quando me avisavam: 'Ó Aurélio Cunha, é o amigo que está aqui, não é o jornalista!', eu perdia logo qualquer veleidade" (Cunha, 2015: 43) 

Aurélio para uma fonte: "Não vou distorcer ou branquear o que apurei só para lhe ser agradável" (Cunha, 2015: 42) 

Fazia o trabalho que lhe pediam. Gostava, mas faltava revelar muito para além disso. Pôs baixas psiquiátricas sem precisar, abdicou do tempo com a família e gastou poupanças. Supostamente "doente", regressava à redação com grandes peças jornalísticas. As suas manchetes aumentavam a compra do JN. A publicidade no jornal crescia. A "ciumeira" na redação e fora dela aumentava simultaneamente. Era a "puta mais cara" pois "produzia pouco, gastava demasiado tempo em investigações, enquanto outros, ao serviço da agenda, publicavam notícias todos os dias" (Cunha, 2015: 33).

Aurélio Cunha conseguiu encontrar a verdade por trás da aparente realidade. Revelou as suas fontes sem recorrer ao "alegadamente". Comprovou as suas afirmações. São 443 páginas de reportagens jornalísticas (no sentido pleno do termo) e dos seus bastidores. Os seus trabalhos têm em comum o melhor das reportagens: causar efeitos, mudanças.

"Para mim, o jornalismo sempre foi um serviço público e não uma forma de ganhar a vida" (Cunha, 2015: 53).



Nota: Leitura de obra imprescindível, no meu ponto de vista, aos futuros e atuais jornalistas (e repórteres, claro.)

Texto escrito em parceria com a Chiado Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover