quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Sintra em Imagens


Sintra surpreende. Imaginava uma pequena vila sem muito para ver, só com o Palácio da Pena imponente no topo de uma montanha e depois as casas, cá em baixo, sem muito mais a dizer. Quando saio do comboio desabafo um "uaauh".

Câmara Municipal de Sintra
Fui com uma amiga natural da Alemanha que levou um guia turístico em alemão, da autoria de Johannes Beck. Dizia que um dos locais a não perder era a Câmara Municipal. Eu ri-me. Como é que uma Câmara Municipal poderia ser interessante!? Eis que quem ri por último ri melhor.

News Museum

Pormenor do Museu de História Natural

Pormenor do Museu de História Natural

Primeira vez que fui a Sintra e andei de comboio e logo encontrei semelhanças com Coimbra. Parecia o Arco da Almedina, pelo arco, pelas lojas e pelo som do fado que ecoava pelas ruas estreitas e cheias de turistas.




A Quinta da Regaleira foi o que mais surpreendeu e o que NÃO se pode perder. Por quatro euros podemos estar o dia todo lá, sair e voltar a entrar. Um espaço muito bem cuidado, sem lixo, muita vegetação e muito para descobrir. Entre grutas e monumentos que me deixaram boquiaberta ao pensar que foram pessoas a fazer uns trabalhados pormenores, a magicar tudo e a edificar. Num próximo post mostro-vos.

Mais do que monumentos...



"Tu sorriste simplesmente e eu fui teu PARA SEMPRE"

Sintra está feita para o turismo. Não faltam atrações para eles. É muita gente nas ruas que são estreitas ao ponto de, para passar, ser necessário que primeiro passe o autocarro e só depois nós. Na parte onde há a Quinta da Regaleira nem passadeiras há, porque de facto os turistas, sendo tantos, mesmo que houvesse elas não iam ser muito respeitadas.
Conhecemos a vila para além dos lugares turísticos, esses outros quase vazios de pessoas a pé. Bonitos mas desvalorizados. Ruas mais escondidas, longe do centro histórico, sem pessoas, lojas e cafés fechados. Um lugar com pouca vida porque tudo está pensado para os que por lá passam mas não ficam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover